Gestão do Conhecimento

A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR QUALQUER COISA EM PRODUTO COM GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento tema capacidade de transformar praticamente tudo em produtos – bens e serviços.
Imagine que um médico desenvolve, em seu consultório, um novo método de tratamento próstático (e já existe). pela forma tradicional de trabalhar, esse método ficará restrito a ele e talvez contribuirá para o aumento de sua reputação com a clientela.

Já pela Gestão do Conhecimento, ele promoverá um upgrade (expansão) em sua ida profissional a partir dessa prática, publicando o correspondente artigo e/ou livro em mídia especializada, proferindo palestras, ministrando cursos e disponibilizando site, e-mail, chat, fórum, videoconferência na internet, para disponibilizar e trocar informações.

Com isso, ele agregará valor em torno de seu método, criando instigantes oportunidades profissionais. Poderá até promover parcerias com fornecedores de ferramentas e materiais para consultório médico.

Tudo que ele agregar de valor será um produto: o artigo, o livro, as palestras, os cursos e as ferramentas de comunicação, com a sua marca. tudo isso será geradora partir de uma única fonte devidamente armazenada e processada, que é a da Gestão do Conhecimento.

E, assim, qualquer profissional poderá fazer o mesmo em sua área e não necessariamente em áreas altamente especializadas, como medicina. Isso será possível a qualquer um, desde que tenha capacidade de estruturar e administrar uma Gestão do Conhecimento.

Todo tipo de instituição de ensino, empresas de treinamentos, professores e colaboradores, podem ir além dos tradicionais cursos e desenvolver métodos, apostilas, pesquisas, revistas, livros, serviços e consultorias.

Até mesmo os produtos mais antigos e tradicionais, emissoras de TV fazem uso hoje da internet, para transmitir notícias. É mais ágil e reduz custos, também prático em armazenar, processar e reutilizar informações e conhecimentos. Armazenando, processando e reutilizando informações e conhecimentos podem desenvolver novos produtos, como enciclopédias eletrônicas, antes inviáveis de serem materializados, a partir de simples notícias.

A questão é Como estruturar e administrar uma Gestão do Conhecimento, o maior segredo de sucesso das empresas japonesas.

Chagas Freitas

Concursado Público Federal, ingressou na Força Aérea Brasileira em 1994. Atualmente Técnico Ministerial (cumpridor de mandados ministeriais) no Ministério Público do Maranhão. Marketer. Pós-graduado em Gestão Pública. Graduando de Direito e Ciências Contábeis.

Website: https://chagasfreitas.vlog.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *