Gestão do Conhecimento

A CAPACIDADE DE TRANSFORMAR QUALQUER COISA EM PRODUTO COM GESTÃO DO CONHECIMENTO

A Gestão do Conhecimento tema capacidade de transformar praticamente tudo em produtos – bens e serviços.
Imagine que um médico desenvolve, em seu consultório, um novo método de tratamento próstático (e já existe). pela forma tradicional de trabalhar, esse método ficará restrito a ele e talvez contribuirá para o aumento de sua reputação com a clientela.

Já pela Gestão do Conhecimento, ele promoverá um upgrade (expansão) em sua ida profissional a partir dessa prática, publicando o correspondente artigo e/ou livro em mídia especializada, proferindo palestras, ministrando cursos e disponibilizando site, e-mail, chat, fórum, videoconferência na internet, para disponibilizar e trocar informações.

Com isso, ele agregará valor em torno de seu método, criando instigantes oportunidades profissionais. Poderá até promover parcerias com fornecedores de ferramentas e materiais para consultório médico.

Tudo que ele agregar de valor será um produto: o artigo, o livro, as palestras, os cursos e as ferramentas de comunicação, com a sua marca. tudo isso será geradora partir de uma única fonte devidamente armazenada e processada, que é a da Gestão do Conhecimento.

E, assim, qualquer profissional poderá fazer o mesmo em sua área e não necessariamente em áreas altamente especializadas, como medicina. Isso será possível a qualquer um, desde que tenha capacidade de estruturar e administrar uma Gestão do Conhecimento.

Todo tipo de instituição de ensino, empresas de treinamentos, professores e colaboradores, podem ir além dos tradicionais cursos e desenvolver métodos, apostilas, pesquisas, revistas, livros, serviços e consultorias.

Até mesmo os produtos mais antigos e tradicionais, emissoras de TV fazem uso hoje da internet, para transmitir notícias. É mais ágil e reduz custos, também prático em armazenar, processar e reutilizar informações e conhecimentos. Armazenando, processando e reutilizando informações e conhecimentos podem desenvolver novos produtos, como enciclopédias eletrônicas, antes inviáveis de serem materializados, a partir de simples notícias.

A questão é Como estruturar e administrar uma Gestão do Conhecimento, o maior segredo de sucesso das empresas japonesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *