Aprendendo a economizar

Seja qual for a situação de uma pessoa, é possível afirmar que se não está economizando tudo que poderia, muito vaga esta afirmação, considerando que não conheço você, seus hábitos, onde mora ou com quem, quanto gasta por mês, por dia ou por hora. Inspeção que somente você poderá fazer em seus gastos. Recomendo que faça isto, uma inspeção rigorosa.

Quanto eu estou gastando por mês com: energia elétrica, água, telefone, gás, bebida, transporte, gasolina, cigarros, alimentação, produtos de higiene pessoal, lazer, outros gastos. Muitos se encontram neste ponto de gastar muito dinheiro com coisas supérfluas, desperdício, falta de cuidado ou até memória, no caso de quem esquece de pagar no dia certo a prestação de algum bem ou conta de energia.

Antes de aprender a ganhar mais dinheiro, é preciso aprender a economizar, este será o nosso refrão até chegar ao fim deste tema.

Muitas pessoas estão gastando quase sempre um pouco mais do que deveria, embora não esteja ganhando dinheiro suficiente para suprir as próprias necessidades.

Sabe o que acontecerá se encher um balde com água e, em seguida, furá-lo, fazendo buraquinho tão pequeno quanto o fundo de uma agulha? Acredita que o balde reterá a água por muito tempo: Quanto tempo? Você responderá: depende do tamanho do balde e da quantidade de furos. Esta é uma resposta lógica. Pois saiba que, por mais dinheiro que você venha a ganhar, a partir das lições apreendidas nesta sequência de artigo não lhe restará um níquel sequer em pouco tempo, se não aprender a evitar os “furos” pequeninos por onde escoa o seu dinheiro.

Procure-os com determinação e você os encontrará. Faça isto agora. Você já estará ganhando algum dinheiro, ao invés de perdê-lo:

desligue as lâmpadas acesas desnecessariamente. Aproveite a iluminação do dia, abra as janelas, saia para ler em outro local. Economize quilowatts de energia elétrica. Desligue o som ou a televisão enquanto você lê, dorme, estuda ou está distante do aparelho. São aqueles furinhos de que falei há pouco.

Quando for usar o ferro de passar roupas, use-o no maior número possível de peças. Não abra o seu refrigerador a todo instante. Retire, de uma vez, as coisas que usará durante o preparo de refeições. Tal prática fará você ganhar até 20% do valor mensal da sua conta de energia elétrica. Faça um controle rigoroso de todos os aparelhos que consomem energia elétrica. Só use-os quando forem absolutamente necessários. Se desejar obter redução em até 20% do seu gasto com iluminação interna ou externa (se tiver), troque as lâmpadas comuns (de filamento) por lâmpadas fluorescentes.

1 Comentário

  1. Pingback: Tempo e dinheiro: aprendendo a economizar - Marketing Online de Produtos e Serviços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *