Regulamentação de Marketplaces

Regulamentação de Marketplaces pelo Banco Central

Conceitos básicos para entender o funcionamento de Marketplaces. Para entender de forma bem simples o que é um marketplace, imagine  um shopping virtual: você tem um espaço onde pode oferecer seus produtos para as pessoas que passam por aquele shopping. O básico é isso, mas as semelhanças param por aí.

RISCO SISTÊMICO

É o risco de companhias no mercado quebrar, alguém que toma risco de crédito com alguém e não conseguir cumprir essas obrigações e isso afetar o mercado todo.
Em 2012 o mercado de empresas novas que trabalham com tecnologia, que tomam muito risco movimentaram quase 1 trilhão de reais. Então o Banco Central entendeu que deveria se preocupar com o risco e começou a regulamentar esse mercado.
É por causa desse volume financeiro e o tamanho do risco que representa que o Banco Central criou todas essas regras.

Regulamentação de Marketplaces

É regulado todo mundo que participa do fluxo financeiro.

Intermediar pagamentos significa participar do fluxo financeiro. Por isso que o marketplace acabou entrando nessa história. Todo mundo que recebe dinheiro que não é seu, recebe dinheiro do lojista dele e depois repassa ao lojista, ele está assumindo um risco, e esse risco é, o que acontece se, esse marketplace quebrar? O que acontece se ele não conseguir paga o lojista? Ele está pegando pra si um dinheiro que não é dele, e ai se ele tiver algum problema, pode afetar outras pessoas além dele. Entende porque o Banco Central está preocupado com isso?
Todo mundo que de alguma forma toca o fluxo financeiro que não é seu, está gerando risco, e para mitigar esse risco é que o Banco Central quer que todo mundo esteja dentro dessa grade única de liquidação. Porque lá você tem o que se chama de grade de liquidação multilateral, isso quer dizer que você consegue fazer uma transação entre vários participantes ao mesmo tempo. E você também consegue ter um sistema de garantias.

COMO FUNCIONA ESSA RELAÇÃO

Quem fiscaliza e como é fiscalizado?
O relacionamento vai ser sempre vai ser com a bandeira, é fiscalizado de forma indireta, o Banco Central fiscaliza as bandeiras, e as bandeiras tem responsabilidades de fiscalizar todo mundo que está abaixo dela.

FONTE: [falta adicionar, em edição]

QUER APRENDER COMO VENDER PELA INTERNET

Chagas Freitas

Servidor da Procuradoria Geral de Justiça; graduando de direito, mas também desenvolve negócios de Marketing de Rede, ministra treinamentos e realiza trabalhos em marketing de internet. O meu objetivo é bem simples aqui, somente ajudar muitas pessoas com dicas e sugestões compartilhadas. Tem opções para lhe proporcionar voar alto, aqui você pode. Entre em contato.

Website: http://www.emac.freitas.blog.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *